top of page

Lugares pare se conhecer na Sé

Caixa Cultural de São Paulo

Caixa Cultural São Paulo está instalada no Edifício Sé, no centro histórico de São Paulo que foi projetado para abrigar os escritórios administrativos da Caixa Econômica Federal em São Paulo, em substituição à antiga sede de 1907, localizada na antiga Travessa da Sé. A Caixa Cultural tem apresentado mês após mês, grandes artistas (pintores, escultores, fotógrafos) e consequentemente suas grandes obras primas nacionais e internacionais, como também peças teatrais, filmes, musicais.

justice.jpg
sol.jpg

Paolo Massimo Ferretti

Solar da Marquesa

Partindo do Pateo do Collegio, os primeiros povoados começaram a ocupação dos terrenos vizinhos, onde construíram suas moradias, formando as primeiras ruas da cidade. Na antiga Rua do Carmo e atual R. Roberto Simonsen se encontra o Solar da Marquesa de Santos, um raro exemplar de residência urbana do século XVII feita de taipa de pilão. Seu nome vem da Marquesa de Santos, Domitila de Castro Canto e Melo, proprietária entre 1834 e 1867. Atualmente o Solar abriga a sede do Museu da Cidade de São Paulo.

Além da praça

pateo-do-collegio-sao-paulo-a-bussola-qu

Caminhar pela região do Pateo do Colégio é uma experiência única, pois lá foi onde os jesuítas ergueram em 1554 uma cabana de pau-a-pique, que marcou a fundação da Vila de São Paulo a Piratininga. Desde 1554, o largo foi desconstruído e reconstruído algumas vezes, a Igreja e o Museu que ali estão são réplicas das construções jesuítas inauguradas em 1979. Vá de metrô, ônibus ou carro e faça o seu tour, começando pela Praça da Sé, aproveite para apreciar os belos casarões que ainda existem na cidade. Do Páteo do Colégio, siga para a rua Floriano Peixoto para apreciar o prédio da Caixa Econômica Federal, instalado no terreno onde até 1911 estava a Igreja Matriz (1588). Além da praça Repare nos sobrados neoclássicos, estes as ruas Boa Vista e 15 de Novembro, contemporâneas à reformulação do largo do palácio. Continue para a catedral, contornando a praça pela direita. No topo está a Igreja, projetada pelo arquiteto Max Hell, que demorou 52 anos para ser construída. No centro o Marco Zero (1934) indica as direções da cidade. E à direita está o Palácio da Justiça, onde você pode finalizar o passeio admirando a fachada restaurada. Passear pelas ruas da Sé é incrível, de grande aprendizado e excepcional para quem quer aprender mais sobre a origem da maior cidade do Brasil. Então o que você está esperando? Pegue sua mochila e venha conhecer o Marco zero de São Paulo !

bottom of page